fbpx
(43) 3152-2700 sac@chiareli.com
Escolha uma Página
Por que furar a madeira antes de parafusar?

Se você pretende trabalhar com madeira para algum projeto do it yourself  (“faça você mesmo”), precisa saber que há alguns truques para aumentar a qualidade e a durabilidade do trabalho. Você sabe por que você deve furar a madeira antes de passar o parafuso?

 

VEM QUE HOJE EU VOU TE AJUDAR!

POR QUE FURAR?

Embora pareça que, ao inserir um parafuso (ou prego) na madeira, ele está “furando” a madeira, na verdade ele está apenas abrindo espaço por entre as fibras, mas sem retirar o material para que ele entre – e, aliás, acrescentando mais massa ao mesmo espaço. Isso pode fazer com que a madeira rache (“split”) e a madeira estufe, fazendo com que o parafuso não seja capaz nem mesmo de prender as peças da forma adequada.

Ao fazer um canal, isto é, um furo para retirar a madeira que, caso contrário, o parafuso estaria “expulsando para os lados”, o parafuso não empurra material e, além de o acabamento ficar melhor, há muito mais segurança e durabilidade para o seu móvel.

PODE TE INTERESSAR

COMO FAZER?

O ideal é fazer 3 pré-furos. Na madeira de cima, onde ficará a cabeça do parafuso, serão feitos 2 furos: o furo passante e o furo com o escareador. A madeira que vai receber a rosca terá apenas um furo.

O furo com o escareador deve ser feito antes do passante, e serve para abrir o espaço necessário para acomodar a cabeça do parafuso. Esse furo deve ser feito porque a cabeça dos parafusos geralmente tem um formato cônico, que fica dentro da madeira. Se você não escarear, pode rachar a madeira da mesma forma. O furo passante deve ser 0,5 mm maior que o parafuso, para que o parafuso passe livremente.

O furo onde vai ficar a rosca do parafuso deve ser feito com uma broca com uma espessura 1 mm ou 1,5 mm menor que o parafuso. Com isso, o parafuso continuará tendo aperto na madeira ou no MDF, sem rachá-la.

Na Chiareli você encontra as ferramentas perfeitas para as suas necessidades! Visite nossa loja e fale com um dos nossos vendedores, eles podem te ajudar na escolha da ferramenta certa para o que você precisa.

Você também pode acessar nossa loja virtual e fazer sua compra diretamente por lá! Acesse: https://www.chiareli.com

Gostou das dicas de hoje? Deixe seu comentário!

E não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para acompanhar mais conteúdos como este.

ACOMPANHE A CHIARELI NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

NA CHIARELI VOCÊ PODE CONFIAR!

FRETE GRÁTIS EM VÁRIOS PRODUTOS!

RECEBA NOSSAS OFERTAS!

Gostou de nossa loja?

Cadastre-se e receba nossas novidades e promoções em seu e-mail