fbpx
(43) 3152-2700 sac@chiareli.com
Escolha uma Página
Como comprar madeira?

Se você quer se aventurar nos seus próprios projetos de marcenaria mas ainda é iniciante, provavelmente tem muitas dúvidas. E a compra da madeira é um dos assuntos que mais geram confusão. Por isso, separamos algumas informações básicas para você não ficar perdido.

 

VEM QUE HOJE EU VOU TE AJUDAR!

APARELHADA OU BRUTA?

A primeira coisa que você precisa saber é que a madeira pode ser encontrada de duas formas: aparelhada e bruta. Entenda a diferença:

A madeira aparelhada é a madeira já tratada, pronta para ser trabalhada. A sua superfície é lisa, livre de todo tipo de imperfeições, como rebarbas. É o tipo de madeira utilizada para a fabricação de móveis, decks, portas e todo tipo de produto que ficará visível.

Já a madeira bruta, como o próprio nome diz, é a madeira sem qualquer acabamento – apenas serrada. Por isso, tem uma aparência rústica e geralmente é utilizada em construções, onde não ficará visível. Além disso, normalmente é vendida úmida, ao contrário da madeira aparelhada.

OBSERVE OS NÓS

É importantíssimo que você preste atenção aos nós da sua peça de madeira. Se você é iniciante, provavelmente vai começar a trabalhar com o pinus, que é de manuseio mais fácil, mas que costuma apresentar muitos nós. Eles tornam a madeira frágil, sem resistência mecânica, podendo fazer com que rachem ou até mesmo quebrem na área do nó. Por isso, madeiras com muitos nós não devem ser utilizadas em partes de projetos que precisem de resistência, como pernas de mesa, por exemplo. Por outro lado, os nós dão um charme a mais aos projetos, então aproveite essa característica para deixar sua peça bonita.

PODE TE INTERESSAR

OBSERVE OS CUPINS

Os cupins são uma praga que podem causar muita dor de cabeça. Ao comprar uma peça de madeira aparelhada, você pode verificar a presença de cupins visualmente. Se ela possuir pequenos furos, é melhor não comprá-la. Caso decida comprá-la mesmo assim, trate-a com cupinicida. Assim, você evita a proliferação dessa praga em sua casa.

CERTIFICAÇÃO

É de suma importância que a madeira tenha algum tipo de certificação ambiental, que atesta que sua extração foi autorizada pelos órgãos competentes. Essa autorização pode vir na forma de D.O.F. (Documento de Origem Florestal) ou de FSC (Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal). Exija sempre algum desses dois selos quando for comprar madeira. Madeiras extraídas de forma irregular causam danos à natureza, por isso seja consciente!

Na Chiareli você encontra as ferramentas perfeitas para as suas necessidades! Visite nossa loja e fale com um dos nossos vendedores, eles podem te ajudar na escolha da ferramenta certa para o que você precisa.

Você também pode acessar nossa loja virtual e fazer sua compra diretamente por lá! Acesse: https://www.chiareli.com

Gostou das dicas de hoje? Deixe seu comentário!

E não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para acompanhar mais conteúdos como este.

ACOMPANHE A CHIARELI NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

NA CHIARELI VOCÊ PODE CONFIAR!

FRETE GRÁTIS EM VÁRIOS PRODUTOS!

RECEBA NOSSAS OFERTAS!

Gostou de nossa loja?

Cadastre-se e receba nossas novidades e promoções em seu e-mail