fbpx
(43) 3152-2700 sac@chiareli.com
Escolha uma Página
Conheça os principais tipos de parafusos

A diversidade de parafusos é grande. Cada um tem uma aplicação específica, então é comum ficar confuso em meio à variedade. No post de hoje, separamos os principais tipos de parafuso para esclarecer de uma vez por todas esse assunto.

PARAFUSO SEXTAVADO

O nome vem do formato da cabeça desse parafuso, que tem 6 lados. É mais utilizado em estruturas metálicas e máquinas. Para utilizá-lo, acrescenta-se uma arruela de pressão, uma arruela comum e uma porca. Outra maneira de fixação é com uma rosca fêmea, fixada na própria estrutura, dispensando a porca.

PARAFUSO AUTOATARRAXANTE

Esse parafuso é bem pontiagudo e é bastante utilizado na montagem de móveis. No entanto, não em placas de madeira ou compostos, como o mdf, mas em placas metálicas. Esse parafuso não necessariamente precisa de um furo para entrar na superfície desejada. Pode ser aplicado em paredes de alvenaria e concreto.

PARAFUSO ALLEN (OU SEXTAVADO INTERNO)

A diferença entre o Allen e o Sextavado é a cabeça – e, de forma geral, são utilizados para as mesmas aplicações. Também é chamado de Sextavado interno pois as suas seis faces estão dentro da sua fenda. Esse parafuso é muito utilizado em motores e maquinários maiores.

PARAFUSO SEXTAVADO DE ROSCA SOBERBA

Outro modelo do parafuso sextavado, o parafuso de rosca soberba é muito utilizado em portões, porteiras, corrimãos e outras estruturas externas de madeira. Também pode ser aplicado no concreto.

PODE TE INTERESSAR

PARAFUSO FRANCÊS

Ele não possui fenda na cabeça, então não é girado nessa parte. Por isso, seu acabamento é mais agradável e permite sua utilização em bancos, balanços, cadeiras, corrimãos, entre outros. Contudo, uma particularidade desse tipo de parafuso é que o furo precisa ser quadrado, para que o acomode e somente a porca será apertada.

PARAFUSO MÁQUINA

Esse parafuso possui pouca diferença do Allen e do Sextavado. A diferença está na sua cabeça. Ele é utilizado, além de máquinas variadas, em eletrodomésticos.

PARAFUSO MADEIRA

É muito similar ao Autoatarraxante. É o tipo de parafuso que tipicamente vem junto a dobradiças, e pode ser aplicado também em caixilhos de portas, esquadrias de janelas e rodapés.

PARAFUSO FIXER

Esse parafuso foi especialmente desenvolvido para móveis. Sua fenda Phillips torna sua aplicação bem mais fácil, já que não escorrega como as fendas comuns. É um parafuso esguio, com a rosca cortante, e lembra muito o parafuso Autoatarraxante.

Na Chiareli você encontra as ferramentas necessárias para suas necessidades! Visite nossa loja e fale com um dos nossos vendedores, eles podem te ajudar na escolha da ferramenta certa para o que você precisa. Você também pode acessar nossa loja virtual e fazer sua compra diretamente por lá! Acesse: https://www.chiareli.com

Gostou das dicas de hoje? Deixe seu comentário!

E não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para acompanhar mais conteúdos como este.

ACOMPANHE A CHIARELI NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

NA CHIARELI VOCÊ PODE CONFIAR!

FRETE GRÁTIS EM VÁRIOS PRODUTOS!

RECEBA NOSSAS OFERTAS!

Gostou de nossa loja?

Cadastre-se e receba nossas novidades e promoções em seu e-mail