fbpx
(43) 3152-2700 sac@chiareli.com
Escolha uma Página
MDF ou MDP?

No último post, falamos sobre os melhores acabamentos para madeira. Hoje, seguiremos falando sobre marcenaria, mas daremos um passo atrás e conhecer um pouco melhor sobre esses dois materiais muito utilizados na fabricação de móveis.

Quanto mais conhecimento você tiver na escolha da matéria-prima, melhores serão seus projetos – e menor será o seu prejuízo.

MDF

Surgido nos Estados Unidos na década de 1960, o nome é uma sigla para “medium density fiberboard” (“placa de fibra de média densidade”), e é um tipo de chapa de madeira reconstituída, feita com aproximadamente 80% de fibras de madeira, 9% de resina sintética, 8% de água e outros aditivos. Por isso, é considerado um derivado da madeira. É um material bastante uniforme, homogêneo e denso.

Algumas de suas vantagens incluem a consistência em força e tamanho. Suas dimensões são estáveis – isto é, expande e contrai menos que a madeira maciça. Além disso, por ter a superfície bastante uniforme, recebe bem tinta, verniz e cola de madeira.

Contudo, MDF de baixa gramatura pode inchar e quebrar se for molhado. Igualmente, se não for selado, pode expandir ou deformar. Outra desvantagem é faz as lâminas perderem o fio muito facilmente; devem-se usar ferramentas de carbeto de tungstênio para esse serviço.

Ao ser cortado, libera uma grande quantidade de partículas no ar, portanto seu corte deve ser feito com os equipamentos necessários para saúde e segurança, em ambiente controlado e ventilado.

PODE TE INTERESSAR

MDP

Acrônimo de “medium density particleboard” (“painel de partícula de média densidade”), o MDP é uma chapa de partículas de madeira que são prensadas sob alta pressão e temperatura. Possui três camadas: um miolo mais espesso e as superfícies mais finas.

Essa estrutura em camadas torna o material bastante resistente – diferente do MDF, que é mais maleável. Por possuírem alta resistência mecânica, são ideais para móveis que vão receber mais peso que o MDF. Outra vantagem do MDP em relação ao MDF é que é mais resistente à umidade – é menos propenso a expandir ou estufar.

O MDP também é bastante usado para itens pequenos de DIY – ou artesanato. Além disso, é mais barato. A verdade é que cada material possui suas vantagens e desvantagens. Cada caso deve ser pensado com suas particularidades.

Na Chiareli você encontra as ferramentas necessárias para suas necessidades! Visite nossa loja e fale com um dos nossos vendedores, eles podem te ajudar na escolha da ferramenta certa para o que você precisa. Você também pode acessar nossa loja virtual e fazer sua compra diretamente por lá! Acesse: https://www.chiareli.com

Gostou das dicas de hoje? Deixe seu comentário!

E não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para acompanhar mais conteúdos como este.

ACOMPANHE A CHIARELI NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

NA CHIARELI VOCÊ PODE CONFIAR!

FRETE GRÁTIS EM VÁRIOS PRODUTOS!

RECEBA NOSSAS OFERTAS!

Gostou de nossa loja?

Cadastre-se e receba nossas novidades e promoções em seu e-mail