fbpx
(43) 3152-2700 sac@chiareli.com
Escolha uma Página
Qual o melhor acabamento para madeira?

Esse é um assunto que gera muitas dúvidas entre marceneiros amadores ou de primeira viagem. A verdade é que o acabamento do seu móvel ou objeto de madeira vai depender muito de onde ele vai ficar e do uso que você fará dele. Neste post, vamos esclarecer as diferenças entre seladora, stain e verniz.

SELADORA

Como o próprio nome diz, ela serve para fazer a selagem dos poros da madeira. É um produto para fazer a preparação da madeira, deixando a superfície lisa e com as fibras todas alinhadas. Podem ser encontradas à base de água ou de solvente. As seladoras à base de água não precisam ser diluídas e podem ser usadas diretamente na madeira. Mas aquelas à base de solvente precisam ser diluídas na proporção indicada nas instruções do produto.

Ao utilizá-la, a madeira deve estar lixada e completamente limpa. A aplicação pode ser feita com pincel, rolo, pistola ou boneca. O ideal é dar de 2 a 3 demãos e, então, aplicar cera ou verniz. A finalização com cera é bastante bonita, com toque macio. E, caso opte pelo verniz, a seladora tem a vantagem de não deixar a madeira absorver tanto verniz, o que torna a produção mais econômica. Lembrando que tempo entre cada demão e entre a última demão e o produto de finalização está especificado nas instruções do produto.

A seladora pode até ser utilizada como acabamento, mas tem algumas desvantagens. Ela não protege a madeira contra riscos, líquidos e luz solar. Com o tempo, a madeira sofrerá com marcas e oxidação, alterando a cor da madeira. Então, não serve para peças que vão ficar em áreas externas.

STAIN

O stain é um produto impregnante, isto é, ele é absorvido pela madeira e faz a selagem de seus poros. Ele tem a função impermeabilizante, tornando-a mais resistente à deterioração. Por isso, é o produto ideal para móveis e objetos de madeira que vão ficar em áreas externas. Além de impermeabilizar a madeira, ele também tem função fungicida e proteção solar, o que impede o desbotamento. Pode ser aplicado com pincel, rolo ou boneca.

A manutenção é bastante fácil, pois não exige lixamento; você pode apenas limpar a superfície antes de reaplicar o produto. Uma pequena desvantagem do stain é que exige um intervalo de tempo grande entre as aplicações. Então, não adianta ter pressa! Mas é um acabamento bastante bonito, pois realça as características naturais da madeira.

Não é recomendado associar o stain a outros produtos, como tintas e vernizes. Isso pode comprometer a eficácia das funções citadas acima. Caso você precise impermeabilizar uma madeira já pintada, por exemplo, é necessário lixá-la e remover toda a tinta antes de aplicar o stain.

PODE TE INTERESSAR

VERNIZ

O tipo de proteção que o verniz oferece à madeira é um pouco diferente do stain. Ele não penetra nos poros do material, e sim cria uma película protetora em sua superfície. Isso quer dizer que não é o produto ideal para móveis de área externa, já que pode descascar com o tempo. Mas ele tem, sim, proteção solar e é um impermeabilizante. Para utilizar o verniz, é preciso diluí-lo em aguarrás, e ele pode ser aplicado com pincel, rolo ou pistola.

Uma desvantagem do verniz é que ele pode riscar com facilidade, pois sua proteção é superficial. Outra pequena desvantagem é que, caso precise ser reaplicado, é necessário lixar a madeira e remover completamente a camada de verniz que já estava aplicada. Mas o acabamento é bastante bonito e é um dos mais utilizados na marcenaria.

Na Chiareli você encontra as ferramentas necessárias para suas necessidades! Visite nossa loja e fale com um dos nossos vendedores, eles podem te ajudar na escolha da ferramenta certa para o que você precisa. Você também pode acessar nossa loja virtual e fazer sua compra diretamente por lá! Acesse: https://www.chiareli.com

Gostou das dicas de hoje? Deixe seu comentário!

E não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para acompanhar mais conteúdos como este.

ACOMPANHE A CHIARELI NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

NA CHIARELI VOCÊ PODE CONFIAR!

FRETE GRÁTIS EM VÁRIOS PRODUTOS!

RECEBA NOSSAS OFERTAS!

Gostou de nossa loja?

Cadastre-se e receba nossas novidades e promoções em seu e-mail