fbpx
(43) 3152-2700 sac@chiareli.com
Escolha uma Página
Manual básico da Serra Tico-Tico

Se você é um iniciante na marcenaria ou gosta de fazer peças DIY (“faça você mesmo”), já sabe que a serra tico-tico é um equipamento básico para se ter na oficina. É pequena e de fácil manuseio, com um bom custo-benefício. Por isso, é a melhor pedida para quem ainda está começando.

PARA QUE SERVE?

A serra tico-tico é um instrumento elétrico para corte. Ela funciona com uma pequena lâmina que se move em vaivém, projetada para fazer cortes livres ou curvos – e é nesse quesito que está seu diferencial. Não é o instrumento mais indicado para fazer cortes retos com precisão, principalmente de uma grande chapa, por exemplo. Mas é um excelente equipamento para produzir pequenas peças com grande qualidade.

Ela serve para cortar madeira, plástico e metal – como alumínio e chapas de aço. Para cada material existe uma lâmina adequada, e são inúmeros tipos diferentes: para madeira, mdf, compensado, madeiras maciças, plástico, metal. Portanto, a escolha da lâmina correta é mais um fator para a qualidade do seu trabalho. Isso também será decisivo na facilidade ou dificuldade que você terá para utilizar a serra.

SEGURANÇA

Para garantir segurança, é importantíssimo fixar a peça que será cortada à bancada. Não arrisque, mesmo que seja um trabalho rápido ou pequeno. Apesar de ser relativamente segura em comparação a outras serras, ela oferece, sim, riscos caso seja mal utilizada.

Atente também para onde você apoia as mãos. Ao realizar trabalhos com equipamentos que ofereçam algum perigo de acidentes, todo cuidado é pouco. Recomendamos que você utilize as duas mãos para manusear a serra – tanto para dar mais estabilidade e controle sobre o corte, quanto para ter mais segurança. Uma mão vai na empunhadura e a outra, na frente.

Quando terminar o corte, sempre pare o movimento da serra antes de retirá-lo – esse é um descuido bastante comum de quem usa a serra pela primeira vez. Se tiver que interromper o trabalho no meio do corte, proceda exatamente da mesma forma. Nunca retire a serra antes de ela ter parado seu movimento por completo.

PODE TE INTERESSAR

CORTE

Sempre trace o caminho a ser percorrido pela lâmina sobre o material que será cortado – a lápis, mesmo. Então, busque realizar o corte lentamente e com a maior precisão que conseguir, evitando fazer movimentos bruscos quando precisar mudar a direção. Mantenha as mãos sempre extremamente firmes, caso o material ofereça alguma resistência que faça a serra dar pequenos engasgos ou “coices”.

Apesar de alguns modelos de serra tico-tico oferecerem funções como corte em ângulo, tenha em mente que esse não é o forte desse tipo de equipamento. Portanto, o resultado não será o mais preciso e bem-acabado. Outra função é a ação pendular. Essa função serve para tornar o corte mais rápido. Mas um ponto negativo é que, justamente por isso, é um corte mais rústico e grosseiro. Pode ser bastante útil caso o objetivo não seja precisão.

Como somente a prática leva à perfeição, é necessário um certo tempo de adaptação. Com o tempo, você conhece melhor como a serra se comporta e pode tornar seu corte cada vez mais preciso, com um acabamento mais profissional. Uma boa dica é treinar bastante com pedaços de madeira ou mdf antes de encarar um projeto mais sério.

Na Chiareli você encontra as ferramentas necessárias para suas necessidades! Visite nossa loja e fale com um dos nossos vendedores, eles podem te ajudar na escolha da ferramenta certa para o que você precisa. Você também pode acessar nossa loja virtual e fazer sua compra diretamente por lá! Acesse: https://www.chiareli.com

Gostou das dicas de hoje? Deixe seu comentário!

E não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para acompanhar mais conteúdos como este.

ACOMPANHE A CHIARELI NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

NA CHIARELI VOCÊ PODE CONFIAR!

FRETE GRÁTIS EM VÁRIOS PRODUTOS!

RECEBA NOSSAS OFERTAS!

Gostou de nossa loja?

Cadastre-se e receba nossas novidades e promoções em seu e-mail