fbpx
(43) 3152-2700 sac@chiareli.com
Escolha uma Página
Pintando Móveis de Madeira


QUER RESTAURAR E NÃO SABE POR ONDE COMEÇAR?
SAIBA AQUI COMO USAR E APLICAR!

Quem já não teve vontade ou bateu aquela ideia em restaurar um móvel antigo, repaginar, fazer uma pátina ou deixá-lo moderno e diferente pintando-o de colorido?

Confira as dicas que preparamos para vocês e mãos à obra!

Além de falar sobre os tipos de tinta para madeira, também vamos expor resultados que cada tipo de tinta proporciona sobre a madeira e explicar um pouco mais sobre as suas diferenças e métodos de aplicação.

TIPOS DE TINTA PARA MADEIRA

Atualmente encontramos no mercado muitas variedades de tipos tinta para madeira, MDF, aglomerados e compensados. Cada uma delas tem função específica e indicações para cada ocasião.

Para você não errar na hora da compra da tinta, preparamos uma lista das mais usadas para pintura em madeira. Vale lembrar cada tinta possui um método diferente de aplicação e, muitas vezes, requer equipamentos e EPI’s para segurança do aplicador, seja ele um profissional ou você mesmo ai em casa.

TINTAS LÁTEX PVA

Talvez a tinta para madeira ou MDF mais usada para artesanato e para pinturas feitas em casa. O nome PVA vem da substância utilizada na fabricação do látex que é o acetato de polivinila.

Esse tipo de tinta torna o trabalho bem prático graças a sua base que é solúvel em água, o que possibilita a aplicação com pincéis, rolos e trinchas, sem a necessidade de equipamentos industriais.

Outra vantagem é a limpeza do ambiente após a pintura. Qualquer respingo no chão ou paredes pode ser retirado somente com um pano umedecido com água. Esse tipo de tinta é indicado para móveis ou objetos de madeira que irão permanecer em ambientes internos, onde há abrigo de sol ou umidade excessiva.

Embora sua aplicação e manuseio sejam simples o acabamento alcançado é regular comparado outros tipos de pintura e só podem ser limpas a seco, eu indico esse tipo de tinta para acabamentos pequenos como artesanatos ou simples reparos em seu móvel.

PODE TE INTERESSAR

TINTAS ACRÍLICAS

Não muito diferente da tinta PVA, a tinta acrílica é uma mão na roda para pinturas em casa e para reparos em móveis de madeira e também tem a praticidade de ser diluída em água. A diferença é que sua base contém resinas acrílicas na composição que garantem maior impermeabilidade da superfície, o que é crucial para madeira exposta ao tempo e áreas molhadas.

Lembrando que para uso externo não indico o MDF por se tratar de um material muito sensível a intempéries, que pode apresentar sérios problemas quando exposto a essas condições. Sua aplicação também pode ser feita da mesma maneira que as tintas PVA, com pincel, rolo ou trincha, mas nada impede que sua aplicação seja feita com pistola de pintura e compressor.

Embora sua aplicação e manuseio também sejam simples o acabamento alcançado é regular comparado a outros tipos de pintura. A vantagem é que a superfície pintada com tinta acrílica pode ser limpa com pano úmido. Indicada para acabamentos de áreas externas como cercas, pergolados, janelas e portas.

LACAS NITROCELULOSE

É o tipo de tinta mais utilizada em marcenaria e a que tem maior produtividade e melhor acabamento em trabalhos com madeira. Esse tipo de tinta tem como base a nitrocelulose (algodão colódio) em combinação com resinas poliésteres especiais e plastificantes, além de seus pigmentos orgânicos.

 Toda essa combinação química proporciona ótima aderência na superfície da madeira, além de garantir um bom alastramento da tinta. Uma de suas características é a secagem super rápida e resistência a impactos.

Esse tipo de laca é muito utilizada em móveis, como em criados-mudos modernos e buffet para sala de jantar. Ela pode ter várias opções de opacidades de brilho que vão de fosco a semi fosco, semi brilho e brilhante.

Bom, a intenção foi resumir processos de pintura que são acessíveis para serem realizados em casa. Para o uso de qualquer outro tipo de tinta, é melhor consultar um profissional especializado. As ferramentas e utensílios, você encontra tudo aqui na Chiareli!
 
 
 

ACOMPANHE A CHIARELI NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

NA CHIARELI VOCÊ PODE CONFIAR!

FRETE GRÁTIS EM VÁRIOS PRODUTOS!

RECEBA NOSSAS OFERTAS!

Gostou de nossa loja?

Cadastre-se e receba nossas novidades e promoções em seu e-mail