fbpx
(43) 3152-2700 sac@chiareli.com
Escolha uma Página
Dicas essenciais para cuidar das ferramentas de jardinagem


DICAS PARA MANUTENÇÃO DAS FERRAMENTAS

Ferramentas e equipamentos de qualidade são caros e projetados para durar por muitos anos, mas para isso devem ser cuidados e necessitam de manutenção.

O problema em optar por ferramentas de baixo-custo é que elas duram menos, geram consumismo e um jardineiro consciente, ligado ao custo-benefício das coisas e ambientalmente engajado, sempre faz a melhor escolha.

Independentemente disso, saiba que cuidar de suas ferramentas de jardim vai garantir que durem mais e estejam sempre aptas ao trabalho. Siga as dicas e prolongue a vida útil de suas ferramentas:

Além da maior durabilidade, ferramentas bem cuidadas tem vantagens como:

Facilidade de uso, exigindo menos força e desgaste do jardineiro;
Cortes precisos, que não mastigam os tecidos das plantas;
Redução da disseminação de pragas e doenças entre as plantas, uma vez que as ferramentas estão limpas;
Redução de pragas e sujeiras no local de armazenamento das ferramentas.

» PENSE NA MANUTENÇÃO DAS FERRAMENTAS LOGO NA AQUISIÇÃO

Empunhaduras emborrachadas, lâminas de aço inoxidável, molas e parafusos robustos. Cabos ergonômicos, em madeira de boa qualidade ou plástico resistente. Fuja de ferramentas com lâmina de ferro ou plástico barato, com pintura esmalte que descasca e cabos de madeira frágil.

Assim, você facilita não somente a manutenção, como o uso e o conforto da ferramenta. As tesouras de poda devem ter um especial cuidado, uma vez que lâminas ruins amassam com facilidade, criam dentes e espanam, de forma que você logo precisará comprar outra.

Lave regularmente as pás, garfos, ancinhos, escavadores e enxadas com água corrente logo depois do uso. Utilize uma escova de cerdas duras ou espátula para remover blocos de terra endurecida.

Mergulhá-las em um balde com areia úmida pode ser uma forma rápida de remover a sujeira. Ferramentas de poda como tesouras devem ser escovadas e lavadas com água e sabão.

Caso as ferramentas tenham sido expostas à plantas suspeitas de doenças ou solos infestados de pragas como nematóides, esterilize-as colocando todas de molho em uma solução de uma parte de água sanitária para duas partes de água limpa. Se preferir, passe um pano umidecido em álcool de limpeza comum.

» ESCOLHA BEM AS FERRAMENTAS DE PLÁSTICO

Depois de limpas e completamente secas é hora de lubrificar. Aqui um detalhe muito importante: Não utilize óleos minerais derivados de petróleo, como óleo de máquina e outros.

Estes óleos são ótimos para a conservação das ferramentas, mas contaminam o solo e prejudicam o seu jardim. Da mesma forma, óleos vegetais comuns não são recomendandos, uma vez que vão rancificando em contato com o ar, e acabam ficando pegajosos, prejudicando o deslizamento entre as partes móveis das ferramentas.

O lubrificante ideal é o óleo de linhaça. Ele forma uma película protetora entre o metal e o ar, impedindo a oxidação e a formação de ferrugem, também serve para hidratar os cabos de madeira, aumentando a sua durabilidade, além de deixar um aspecto mais bonito. E o melhor: não contamina o meio ambiente.

Aplique por toda a extensão da ferramenta utilizando um pano embebido no óleo. Remova o excesso se necessário.

Guarde as ferramentas em um local seco e bem ventilado. Ferramentas maiores devem ser penduradas ou armazenadas de cabeça para baixo. Um painel perfurado de eucatex pode ser uma excelente opção para guardar suas ferramentas em ganchos, de forma que fiquem visíveis e fáceis de alcançar.

Tesouras, facas e estiletes devem ser limpos da seiva, pois além de se tornarem um foco de contaminação, ainda ficam difíceis de usar. A seiva das plantas tende a grudar feito uma cola sobre as lâminas. Pano e álcool resolvem a questão.

Caso a seiva seque, você pode removê-la com solventes como terebentina, thinner ou querosene.

PODE TE INTERESSAR

» DIMENSIONE BEM CADA FERRAMENTA PARA CADA FUNÇÃO

A melhor forma de prevenir a ferrugem é cuidar para que as ferramentas estejam completamente secas antes de armazená-las, além de tratá-las com óleo de linhaça. Caso você se depare com a ferrugem, tome algumas medidas para combatê-la, impedindo seu avanço e recuperando suas ferramentas.

Deixe-as de molho em uma solução com uma parte de vinagre de álcool e uma parte de água, durante cerca de 12 horas. Depois, esfregue-as com lã de aço, em movimentos circulares. Enxague com água e sabão. Deixe secar completamente e não esqueça de passar uma boa camada de óleo de linhaça.

Anualmente desmonte e limpe profundamente as tesouras de poda. Esta tarefa é ótima para realizarmos no inverno, quando as tarefas de jardim diminuem e vamos guardar as ferramentas por um longo período.

Assim, elas ficam preparadas para tantas podas que se iniciam na primavera. Desaparafuse as tesouras e limpe todas as partes minuciosamente. Depois mergulhe as peças na solução de vinagre e água, deixando por 12 horas.

Esfregue as partes com lã de aço para remover qualquer ponto de ferrugem. Enxague e seque. Esterilize as ferramentas em solução de água sanitária e água por 15 minutos. Enxague e seque. Depois de completamente secas, passe um pano embebido em óleo de linhaça.

» REMOVA A FERRUGEM DE TESOURAS E PODÕES ANUALMENTE

O corte ou a poda com lâminas cegas geralmente resulta em galhos lascados, com tecidos mastigados, tornando-os mais suscetíveis à doenças. Além disso, dificulta o trabalhoe e exige muito mais esforço. Ao usar ferramentas de poda, lembre-se de que cada ferramenta é apropriada para um tipo de galho.

Não utilize tesouras em ramos lenhosos e grossos, pois estes devem ser podados com serrote. Da mesma forma, caules tenros e macios, podem ser facilmente cortados com estilete ou canivete, não necessitando o uso de tesouras.

Você pode afiar suas ferramentas em casa ou mandar afiá-las. Há muitas empresas e profissionais que realizam este serviço rapidamente com equipamentos apropriados a um custo muito baixo.

Se desejar use uma pedra de afiar para obter um fio rápido em lâminas e pás de corte. Se for habilidoso e tiver conhecimento de uso pode utilizar um esmeril para a operação.

Na Chiareli você encontra ferramentas da melhor qualidade, com preços excelentes e condições facilitadas de pagamento. Tá esperando o quê para passar por aqui?
Curta a Chiareli nas redes sociais e não perca dicas e curiosidades bacanas toda semana no blog!

ACOMPANHE A CHIARELI NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

NA CHIARELI VOCÊ PODE CONFIAR!

FRETE GRÁTIS EM VÁRIOS PRODUTOS!

RECEBA NOSSAS OFERTAS!

Gostou de nossa loja?

Cadastre-se e receba nossas novidades e promoções em seu e-mail